Método avançado

Esse método é conhecido como Fridrich ou CFOP (Cross, First 2 Layers, OLL, PLL), e é basicamente um método de camadas, em que algumas etapas são condensadas a fim de se obter maior velocidade na resolução.

Claro que isso implica em (muito) mais sequências de movimentos a serem memorizadas, mas vale a pena. Abaixo estão as 4 partes básicas do método:


Cruz

O procedimento é o mesmo do método básico. Posicionar 4 peças de meio em volta do centro respectivo, com as cores adjacentes também corretas em relação aos seus centros.

Cruz certa Cruz errada

-------------------------------------------------------------------------------------

2 Primeiras Camadas

Nessa parte, diferente do método básico, você preenche as 2 camadas mais diretamente. Ao invés de posicionar os cantos da primeira camada e depois os meios da segunda, os pares de cantos e meios são posicionados.

Pode parecer meio complicado a princípio, mas você pode "descobrir" os algoritmos pra fazer isso. Abaixo estão alguns exemplos de configurações "básicas" dessa etapa. Praticamente todos os casos podem ser transformados nesses dois, e resolvidos a partir dali.

Se você não conseguir ou não quiser achar seus próprios algoritmos, eu coloquei os que eu uso nessa página.





-------------------------------------------------------------------------------------

Orientação da última camada

Nessa etapa, o objetivo é fazer com que a face de cima fique toda de uma mesma cor, não importando ainda o posicionamento das peças. São 57 casos diferentes, que estão nessa página.


-------------------------------------------------------------------------------------

Permutação da última camada

Nessa etapa vamos terminar o cubo, posicionando as peças da última camada. São 21 casos diferentes. Os algoritmos que eu uso estão nessa página.


Boa sorte!

Se você tiver alguma dúvida ou sugestão, use o contato que eu tento ajudar.