Algumas maneiras de melhorar sua velocidade

Nas duas primeiras camadas

Na última camada




Duas Primeiras Camadas (First Two Layers)

Você pode agilizar bastante o processo de construção das duas primeiras camadas usando um "truque" simples, que é o do "working corner", ou seja, "canto trabalhador".

Ele consiste em deixar um dos cantos da primeira camada "vazio". Dessa forma, você pode usar esse espaço para posicionar as peças da segunda camada mais facilmente.

Veja como fica a primeira camada, com o canto livre

Com esse espaço para trabalhar, as peças da segunda camada podem ser posicionadas com bem menos movimentos, o que gera ganho de velocidade

A idéia é simples: você gira a camada de baixo pra posicionar o canto vazio embaixo da posição da camada do meio que vai preencher. Então posiciona a peça da camada do meio. Depois gira novamente a camada de baixo até outra posição e posiciona aquela peça. Use essa tática até ter 3 meios da segunda camada posicionados. Veja o exemplo para entender como funciona o processo

Resolução:

O canto vazio já está embaixo da posição do vermelho/azul. Então é só fazer F' U F para resolvê-lo. Não se preocupe com o canto branco/azul/vermelho agora.

Agora deslocamos o espaço na 1ª camada para DRB, fazendo u, e resolvemos o meio verde/vermelho com F' U2 F

Deslocamos de novo o espaço, agora com u2, e resolvemos o meio azul/laranja fazendo R U R'

Agora temos 3 cantos e 3 meios resolvidos. Agora use o espaço na camada do meio e resolva o canto branco/azul/vermelho (u' F' U' F U F' U' F).

Alinhe a primeira camada com os centros e resolva o meio que está faltando (D2 U2 R U' R' U' F' U F)

Agora você tem as 2 camadas prontas, e usou 28 movimentos. Se fizesse pelo método básico, usaria 33. Não é uma diferença muito grande no número, porque o último canto caiu no lugar mas virado errado. Mas essa forma é mais fácil de fazer

A solução completa ficaria:

(F' U F)
(u F' U2 F)
(u2 R U R')
(u' F' U' F U F' U' F)
(D2 U2 R U' R' U' F' U F)

Agora um exemplo completo. Vou usar o scramble B U2 R2 D' B' F D2 L' R D' U2 L' D' B L' R2 D R' B2 F2 L' D' F2 R2 D2. Seu cubo deve ficar assim:

Resolução:

MédioBásico
cruz: L' R' D B L F D7cruz: L'R' D B L F D7
1º canto : y L' U' L31º canto : y L' U' L3
2º canto: U R U R'42º canto: U R U R'4
3º canto: y' U L' U' L33º canto: y' U L' U' L3
1º meio: D2 R U' R' 44º canto: y' U2 L' U L4
2º meio: u R U2 R'41º meio: y2 L' U L U F U' F'7
3º meio: u F' U F42º meio: y' L' U L U F U' F'7
4º canto: D U R' U' R43º meio: y' U L' U L U F U' F'8
4º meio: D' y2 L' U L U F U' F'84º meio: y' U2 L' U L U F U' F'8
Total40Total50



Última camada

Essa parte pode ser agilizada aprendendo-se os algoritmos de permutação, que podem ser encontrados aqui. Dessa forma, você pode fazer a permutação da última camada sempre em 1 algoritmo, ao invés de ter que usar 2, 3 ou até 4.

Logicamente que isso requer mais memorização, então se você não quer "queimar neurônios" demais, pode aprender apenas alguns, que achar mais fáceis.