Paridade de permutações

Em metade das vezes (teoricamente), você vai ter o que chamamos de "problema de paridade", ou simplesmente "paridade", que consiste em 2 cantos e 2 meios que "sobram". Depois de resolver todos os ciclos, ainda ficam 2 cantos a serem trocados entre si e 2 meios na mesma situação. Como não é possível trocar apenas 2 peças no cubo, existem algumas estratégias pra resolver essas situações:

A primeira estratégia é usar dois algoritmos "básicos", pra resolver cantos e meios "separadamente". Os dois mais usados são a permutação T (para os cantos) e a permutação H (para os meios).

Permutação T ss Permutação H

R U R' U' R' F R2 U' R' U' R U R' F'

M2' U M2' U2 M2' U M2'

Você então faz setups para deixar os cantos nessas posições (UFR e UBR), faz a permutação T e desfaz os setups. Isso "conserta" os dois cantos, mas troca também 2 meios, UL e UR. Esses dois meios vão ser resolvidos com os outros 2 restantes, fazendo-se setups e a permutação H e desfazendo os setups.


Outra forma é resolver as 4 peças diretamente, usando qualquer das permutações que trocam 2 meios e 2 cantos. Aí é só usar setup moves pra deixar as peças erradas numa posição em que seja possível aplicar os algoritmos e depois desfazer os setups. Nem sempre é fácil fazer isso, então saber as duas estratégias é uma boa.


Se você tiver alguma dúvida ou sugestão, use o contato que eu tento ajudar.