Orientação dos meios

Essa próxima etapa orienta os meios. É um pouco chato no começo, até entender quais estão certos e quais estão errados, mas quando se aprende, essa parte é mais fácil que a orientação dos cantos.

O conceito básico de um meio orientado corretamente é assim: "se ele pode ser colocado em sua posição com U(U' ou U2), D(mesmo do U), F(idem ao D), B(idem), L2 ou R2 (esses dois últimos limitados a meia volta)". Meio complicado, não? Mas na verdade é simples. Você pode mexer U, D, F e B o quanto quiser, mas L e R somente meia volta. Se conseguir colocar o meio X no seu lugar (e orientação, claro) correto dentro desses movimentos, ele está orientado. Se não, você precisa orientá-lo.

Agora um "truque" pra facilitar a identificação. Você vai procurar sempre pela cor mais clara de cada peça do meio. Se ele tiver amarelo ou branco, olhe essa cor. Se não tiver, olhe o vermelho ou laranja. O applet abaixo mostra onde as cores mais claras estão quando os meios estão orientados corretamente (as partes mais escuras).


(use o mouse para girar o cubo)

Explicando com palavras:

Na camadas de cima e de baixo, a cor mais clara tem que estar virada para cima ou para baixo. Na camada do meio, a cor mais clara tem que estar virada para a esquerda ou para a direita.

Se a cor mais clara do meio estiver em outro lugar, significa que ele está "errado".


Agora que você já sabe identificar quando um meio está certo ou errado, só falta aprender como deixar os que estão errados na orientação certa. Pra isso eu uso basicamente 2 seqüências. Uma vira 2 peças e a outra vira 4.

Assim como nos cantos, os meios nem sempre (quase nunca, na verdade) estão nessas posições. Então é preciso usar setup moves, pra deixá-los todos na mesma camada. Essa camada não precisa ser a de cima. Você pode usar as seqüências de qualquer ângulo, na frente, na esquerda, embaixo. Vamos a um exemplo. Usando o mesmo scramble que usamos na orientação dos cantos, os meios ficam assim:

L2 B D2 U' F U' B D2 B' D' B2 F2 D U B' L2 B2 U2 B' R' B D2 F2 R L2

Os meios errados, nesse caso, são 2, 3, 4, 6, 8 e 12. Eu resolveria da seguinte forma:

2 3 4 e 8: F'(setup move), (M' U)*4 (M U)*4, F(desfazendo o setup move)
6 e 12: x2 (girando o cubo no sentido de R 2 vezes), U' F (setup moves), (M' U M' U M' U2) (M U M U M U2), F' U (desfazendo os setup moves), x2 (voltando o cubo à orientação original
Novamente os setups nessa fase são livres. Você pode fazer qualquer movimento para posicionar os meios em uma posição favorável, desde que se lembre de desfazer esses movimentos após o algoritmo.


Se você tiver alguma dúvida ou sugestão, use o contato que eu tento ajudar.