Orientação dos cantos

Nessa primeira etapa, os cantos são girados pra ficarem com a cor de cima ou de baixo no seu lado de cima ou de baixo. No meu caso, a cor de cima é amarelo e a de baixo é branco. Então, eu tenho que girar os cantos pra deixá-los com seu adesivo amarelo/branco em cima ou embaixo. Veja o exemplo:


Usando esse scramble: L2 B D2 U' F U' B D2 B' D' B2 F2 D U B' L2 B2 U2 B' R' B D2 F2 R L2, os cantos ficam assim

Nesse caso, o canto 1 tem que girar no sentido anti-horário, o 2 também, o 3 está certo (amarelo em cima), o 4 gira no sentido horário, o 5 no anti-horário, o 6 no horário, 7 está certo (amarelo embaixo) e o 8 gira no sentido horário.
Certo...mas...como eu oriento? Os cantos são orientados em pares (em que cada canto gira em um sentido), trios (os 3 giram no mesmo sentido) ou grupos de 4. Pra isso eu uso algumas sequências de movimentos:

Ambos giram os cantos 2 e 3, só que em sentidos diferentes.

Esses merecem uma explicação. No da esquerda, a primeira parte, (R' U' R U)*2, gira o canto 1 no sentido horário. A segunda, (U' R' U R)*2, gira o canto 1 no sentido anti-horário. Os giros da camada L são usados pra colocar outro canto na posição 1 (no caso foi o canto 5), e girá-lo junto com o 1. No da direita, a mesma sequência (R' U' R U)*2 é usada, mas 3 vezes, para girar 3 cantos no sentido horário. O primeiro L traz o canto 4 para a posição 1, o segundo L traz o canto 8 para a posição 1 e o L2 no final volta todos para seus lugares.


Os próximos são mais avançados. Você consegue resolver bem qualquer caso usando esses, mas se quiser ser o mais eficiente possível, os algoritmos a seguir ajudam bastante. Clique no + para abrir a janela.
Avançados [-]


A primeira parte orienta os 4 cantos. A segunda volta os meios para seus lugares.

Duas formas de resolver o mesmo caso.



Ok...mas você deve estar pensando: "Tá, mas nem sempre os cantos estão nos lugares certos pra eu aplicar os algoritmos...". Certo. Então, são necessários o que chamamos de "setup moves". Ou seja, movimentos que deixam as peças que interessam em uma posição em que é possível orientá-las. Voltemos ao exemplo:
L2 B D2 U' F U' B D2 B' D' B2 F2 D U B' L2 B2 U2 B' R' B D2 F2 R L2

Uma forma de orientar os cantos seria:
1º - os cantos 1 e 4. Fazendo U2, eles ficam no lado direito. Aí é só aplicar a sequência e depois U2, pra voltá-los ao seu lugar correto.
2º - os cantos 5 e 6. Os setup moves necessários seriam F2 U', pra colocá-los no lado direito e em cima. Aplicamos a seqüência e desfazemos os setup moves, com U F2.
3º - os cantos 2 e 8. O setup seria B2, depois a seqüência, depois B2 novamente.
Esse foi só um exemplo. Os setup moves que você pode usar nessa fase são livres. Você pode orientar os cantos 2 e 7, por exemplo, fazendo B e uma das seqüências e depois B'. Ou F', ou ainda R' U. Só lembre-se de desfazer os setup moves depois dos algoritmos.


Se você tiver alguma dúvida ou sugestão, use o contato que eu tento ajudar.