Antes de começar, você precisa de algumas noções

Se você ainda não viu a notação que eu uso nesse site, clique aqui

Vamos começar conhecendo o cubo...abaixo você pode ver os 3 tipos de peças que o cubo possui: Centros, Meios e Cantos (você pode chamar do que quiser, mas eu prefiro assim :))


Centros (centers em inglês) ---Cantos (corners em inglês) ---Meios (edges em inglês)

Outra coisa importante é entender a diferença entre resolver uma face e uma camada. Veja abaixo:

Face(branca) resolvida ---Camada(branca) resolvida -Camada (do meio)

Observações importantes

Os centros não se movem entre si. Isso quer dizer que você tem que fazer cada cor ao redor do respectivo centro.

Os cantos não podem ocupar o lugar dos meios e vice versa.(eu sei que pode parecer óbvio, mas algumas pessoas se confundem com isso)

Uma boa maneira de decorar os algoritmos (sequências de movimentos para se obter um certo resultado) é entender como eles funcionam. Observar o deslocamento das peças nos movimentos ajuda a ver o que está acontecendo, e isso facilita a memorização.

Os algoritmos apresentados aqui são os que eu mais gosto. Logicamente, existem (muitos) outros. Ache os que funcionam melhor pra você, do contrário será mais difícil ganhar velocidade.

Outra dica é imprimir uma folha com os algoritmos que se quer aprender. E aprendê-los aos poucos. Não adianta imprimir 100 deles achando que vai ser fácil...imprima 10 ou 20 primeiro. Quando tiver aprendido, imprima mais alguns, e assim por diante.

Existem outros métodos além dos que eu apresento. Confira a sessão de links.